fbpx
terça-feira, 23 de julho de 2024

Contato

Pedro Leopoldo recorre a caminhões-pipa para garantir água para moradores

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, recorreu ao uso de caminhões-pipa para garantir o abastecimento de água aos moradores da cidade em meio a forte onda de calor. Cinco bairros estão afetados pelo problema nesta quinta-feira (16 de novembro). A prefeitura informou que notificou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e já acionou a Justiça. 

De acordo com a administração municipal, a situação é mais complexa no bairro Fidalgo, onde equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública realizam a distribuição de água durante o período da tarde desta quinta-feira (16). Conforme a prefeitura, as caixas d’água dos imóveis e dos pontos de comércio estão vazias. O problema de desabastecimento teria ocorrido após um equipamento da Copasa queimar.  

Também há relatos de falta de água nos bairros Boa Esperança, Romero de Carvalho, São Geraldo e Sônia Romanelli. A prefeitura garante que já procurou a Copasa, e que foi informada pela Companhia de que as medidas para normalizar os serviços estão sendo providenciadas, como também a manutenção do equipamento queimado.

Copasa

Conforme publicado por O TEMPO, durante a semana, a Companhia afirmou que o desabastecimento acontece devido aos recordes de temperatura e, consequentemente, ao aumento de cerca de 20% no consumo de água pela população de BH e região metropolitana. A empresa garantiu que monitora o cenário e que as equipes operacionais estão “fazendo manobras” para auxiliar na normalização da situação o mais breve possível. 

“A Companhia ressalta que isso se deve exclusivamente à elevação brusca do consumo, uma vez que o sistema de produção de água está normalizado e operando em nível máximo. Além disso, o nível dos reservatórios que compõem o Sistema Paraopeba — responsável pelo abastecimento de água em toda a Grande BH — está em 71%”, informou a Copasa. 

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.