O Pedro Leopoldo Rodeio Show, evento já consagrado no calendário cultural brasileiro, acaba de ser selecionado como um dos 18 finalistas do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos (PRESE) 2024. Promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, o PRESE é uma das mais importantes premiações do setor, reconhecendo iniciativas que promovem práticas sustentáveis e responsáveis em eventos realizados em todo o país. A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 6 de novembro no 9º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, que ocorrerá no Anhembi, em São Paulo.
O Prêmio PRESE 2024 foi criado para destacar cases que representam os três pilares fundamentais de ESG — Ambiental, Social e Governança — e, em 2024, o Pedro Leopoldo Rodeio Show concorre entre projetos e ações de grande impacto, incluindo o PLRS Experience, iniciativa que levou mais de 1000 estudantes de ensino médio para a estrutura do evento com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e possibilidades de atuação profissional. Este reconhecimento reflete o compromisso do evento em alinhar entretenimento e responsabilidade social, contribuindo para a promoção de práticas que protejam o meio ambiente, valorizem o bem-estar das pessoas e reforcem a governança ética e transparente em todas as operações.
De acordo com Tiago de Brito, CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show, essa ser finalista de um prêmio tão importante é um marco significativo, que não só valoriza a importância da cultura e do entretenimento como forças de transformação, mas também reforça o impacto que um evento desse porte pode ter ao adotar práticas sustentáveis e inclusivas. “Além de atrair milhares de visitantes e movimentar a economia local, o nosso evento trabalha em uma série de frentes sociais e ambientais, incluindo a gestão responsável de resíduos, iniciativas de inclusão e o incentivo a práticas culturais regionais”, destaca o produtor de eventos.
Para Tiago de Brito, a inclusão do Pedro Leopoldo Rodeio Show entre os finalistas do PRESE é uma conquista não apenas para o evento, mas também para a cidade de Pedro Leopoldo. “Este reconhecimento ressalta o papel que eventos de grande porte têm ao adotar e promover práticas ESG, influenciando positivamente a economia, o meio ambiente e a vida das pessoas. Ser finalista é uma oportunidade de valorizar todo o esforço coletivo que envolve o planejamento e execução do rodeio, e de reforçar os compromissos assumidos pela organização em prol da sustentabilidade e responsabilidade social”, disse.
Os vencedores da premiação serão revelados no dia 6 de novembro de 2024, no 9º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, em São Paulo. Além do reconhecimento, os seis projetos vencedores (três de cada categoria) terão a oportunidade de participar de uma viagem para o South by Southwest (SXSW) 2025, em Austin, Texas, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. Esta experiência proporcionará aos ganhadores uma imersão em um ambiente colaborativo e diversificado, com inúmeras possibilidades de networking e troca de experiências sobre sustentabilidade e práticas inovadoras.
Duas décadas de história
Pedro Leopoldo Rodeio Show celebra 20 anos em 2025 e promete uma grande comemoração. O evento, que está confirmado para acontecer de 06 a 14 de junho, no Parque da Música, acaba de liberar as vendas de ingressos individuais e passaportes no escuro com condições imperdíveis e parcelamento em até 10x por meio do site www.plrs.com.br ou no ponto de venda oficial Loja do Rodeio (Rua Herbster, 298, Centro, Pedro Leopoldo, MG).
O festival, que integra o Circuito Sertanejo, projeta o município para todo o Brasil, atraindo milhares de visitantes e consolidando-se como uma referência nacional, já que além dos maiores nomes da música brasileira, teve as últimas edições transmitidas via Multishow e programas especiais exibidos nacionalmente na Rede Globo.
Esta será a segunda edição do evento no novo Parque da Música, a nova casa do Pedro Leopoldo Rodeio Show. Com 20 hectares, o espaço é quatro vezes maior que o anterior e foi projetado para oferecer mais conforto e comodidade ao público, incluindo estacionamento para mais de 3 mil carros e áreas transformadas para sediar sete setores e quatro palcos.
De um sonho a uma realidade de sucesso
Desde sua criação, em 2004, o evento cresceu significativamente, passando de um público de 5 mil pessoas para atrair cerca de 25 mil pessoas por dia. Este crescimento não só posicionou o rodeio como um evento de destaque, mas também impulsionou a economia local. “O Pedro Leopoldo Rodeio Show é um importante indutor turístico da região, movimentando a cadeia de comércio e serviços, gerando 2 mil empregos diretos e indiretos. Quando olho para trás, me emociono ao relembrar tudo o que aconteceu para chegarmos até aqui”, diz Tiago de Brito, CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show.
Muito mais do que promover o entretenimento, o Pedro Leopoldo Rodeio Show dissemina a cultura sertaneja e gera oportunidades. “Criamos mais de 1.500 empregos diretos e ultrapassamos os 3.000 empregos indiretos em 2024, abrangendo diversas funções essenciais para a realização do festival, da limpeza a portaria até os artistas e suas produções. Investimos mais de 10 milhões de reais para que o Parque da Música se tornasse uma realidade e o município já colhe os frutos desta semente plantada no ano passado. Que venham mais 100 anos de festa e alegria para a nossa cidade, que recebe os turistas de braços abertos”, finaliza Tiago de Brito.