Apesar de sua rede de supermercados funcionar aos domingos, um dos principais empresários do setor em Minas Gerais, Pedro Lourenço, afirmou ser contrário à prática. Segundo ele, a abertura das lojas no primeiro dia da semana é uma imposição do mercado, mas, pessoalmente, acredita que o domingo deveria ser reservado ao descanso.
O empresário conta que veio da zona rural, onde o domingo era um dia de pausa. Em sua visão, o comércio aos domingos favorece o consumidor, mas impacta negativamente os trabalhadores. Ele afirma que foi criticado ao externar essa opinião entre os demais donos de supermercados, que consideram o domingo um dia estratégico para as vendas.
Ainda segundo ele, uma pesquisa interna indicou que 55% dos funcionários preferem manter o trabalho aos domingos, já que, geralmente, cumprem carga reduzida e recebem folga compensatória na semana. A rede que administra tem cerca de 4 mil vagas abertas em Minas e outras 600 no Espírito Santo, com promessas de expansão e valorização de talentos internos.
“Promovemos quem está com a gente. Temos funcionários com mais de 20 anos de casa, o que é raro hoje em dia”, disse o empresário.
Foto: Rodney Costa/O TEMPO
Fonte: O Tempo