Pela primeira vez desde o início da pandemia, todas as 14 macrorregiões do estado estão na onda verde do Minas Consciente.
O Triângulo do Sul, que permanecia na onda amarela, foi autorizado nesta quinta-feira (9) pelo Comitê Extraordinário Covid-19 a progredir para a etapa menos restritiva do plano. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11).
O avanço de todo o território mineiro para a fase mais flexível foi possível devido à manutenção das melhorias dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.
A incidência da Covid-19 caiu 37% em Minas Gerais na última semana, e as internações de pacientes contaminados diminuíram 35% em quatro semanas. Atualmente, 25 pessoas aguardam por uma vaga em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a doença.
Para se ter uma ideia, em 30 de março deste ano, 820 pessoas estavam na fila de UTI em Minas. Na época, todo o estado estava na onda roxa, com as atividades não essenciais impedidas de funcionar nos 853 municípios.
Segundo o governo de Minas, indicadores da Covid-19 continuam com previsão de queda, puxada, principalmente, pelo progresso na vacinação. Nesta quinta-feira (11), passou de 30% o número de mineiros totalmente imunizados, com a segunda dose ou a dose única.
“Outro ponto de destaque é a aplicação de quase 300 mil doses de vacina na média móvel diária. Isso mostra e reforça a importância da imunização no controle da pandemia no estado’’, afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.