A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está entre as cinco melhores universidades da América Latina, a terceira melhor instituição de ensino superior e a melhor federal do Brasil, segundo a Times Higher Education. Este resultado já tinha sido alcançado em 2020.
O ranking foi divulgado na última terça-feira (13), pelo levantamento internacional que é considerado um dos mais importantes do mundo. Com classificação acima da UFMG, estão a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar, seguida de USP, Unicamp e do Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México.
Neste ano, o Brasil foi o país com maior representação na lista, com 67 universidades. Foram inscritas 177 universidades de 13 países latino-americanos.
Os critérios usados são agrupados em: Ensino (ambiente de aprendizado), Pesquisas (quantidade, investimentos e reputação), citações (influência e alcance da sua produção científica), perspectiva internacional (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e renda na indústria (capacidade de uma universidade contribuir com o setor industrial.
Melhores resultados
Em comparação com 2020, a UFMG registrou melhora em pesquisa, cuja pontuação subiu de 83,7 para 85,5, e ensino, que aumentou de 90,3 para 91,6.
Outro destaque foi em citações, no qual a UFMG tirou a nota 79, superada apenas pela PUC do Chile.