fbpx

Perdão e gratidão andam lado a lado com êxito profissional

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Saber compreender situações que nos magoam e perdoá-las é um ponto vital para nosso crescimento pessoal – e também profissional. Perdoar é uma atitude nobre e sempre importante. “É um gesto que nos livra de maus sentimentos, como o rancor, a raiva e a vingança, que, inclusive, podem afetar diretamente nosso bem-estar emocional, mental e físico. Também é preciso entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa, tampouco esquecer o que ocorreu. Está relacionado a deixar o sofrimento ir embora”, diz o headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga.

Segundo ele, leva tempo até que estejamos prontos para aprender a de fato perdoar. Conforme indica Braga, um passo fundamental neste processo é reconhecer que em determinado momento houve um dano e, a partir daí, o perdão pode despontar quando a pessoa combina consigo mesma que vai parar de focar no problema ocorrido e passará a olhar para novas situações.

“Perdoar é muito mais um ato voltado para nós mesmos do que direcionado àquele que nos causou algum tipo de mal. A mágoa e o ressentimento são sentimentos cansativos, mental e fisicamente, levando o ser humano à insônia, ao estresse e à depressão. E isso tudo interfere no nosso humor, na nossa saúde mental e, claro, na nossa produtividade no trabalho”, acrescenta o headhunter.

Na atualidade, a neurociência tem explicado muitos mistérios sobre o ser humano, até então desconhecidos. Ela descobriu que, quando as células nervosas ficam doentes, geram respostas físicas no corpo, algo que a falta de perdão pode provocar. Portanto, perdoar é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Simboliza a inteligência e permite o amadurecimento do indivíduo nas variadas esferas da vida.

Mas, para perdoar genuinamente, é preciso autoconhecimento, ou seja, se conhecer profundamente, quanto às suas competências e habilidades. Um aprendizado sobre quem você é e quem se tornou. “É assim que assumimos o protagonismo de nossa vida e damos sentido às situações que experimentamos”, pontua David Braga.

Segundo ele, o mundo atual tem exigido muitas competências das pessoas, principalmente na carreira. E no ambiente corporativo muitas tensões ocorrem por competição, inveja e despeito. Ele cita uma situação corriqueira, que pode ocorrer com qualquer pessoa, como quando há um mal-entendido com alguém da equipe, ou mesmo com o líder direto, e a pessoa fica remoendo a situação, vai para casa com aquele pensamento fixo.

“Isso é muito ruim, pois nos deixa com pensamentos negativos e obsessivos. Perdemos nossa concentração, nosso ânimo e até o nosso entusiasmo pelo trabalho. É sempre bom lembrar que há muitas razões para perdoar, porém a mais importante é porque faz bem a você mesmo! Você deixa de se concentrar excessivamente em suas mágoas e consegue focar mais em coisas boas para si, sendo essa uma ação libertadora. Por isso, não subestime o poder do perdão. Adote logo a atitude com quem te magoou e siga adiante. Lembre-se que no ambiente corporativo não há espaço para pessoas rancorosas. A todo momento temos embates, mas é preciso seguir em frente em meio a conflitos e pontos divergentes. Isso é o que gera a tão falada inovação”, argumenta o headhunter.

Outro ponto de vital importância àqueles que querem ter êxito profissional em suas carreiras é a gratidão. Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, atestou, por meio de pesquisas, como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e proporciona o aumento da felicidade. Isso porque, segundo seus estudos, ao ser grata a pessoa libera no organismo a dopamina, neurotransmissor que gera internamente uma onda de bem-estar e prazer. Emmons é autor do best-seller Agradeça e seja feliz!. Segundo ele, profissionais exitosos em suas carreiras são, usualmente, pessoas gratas, que constroem redes de conexões fabulosas.

“A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom e a identificar as coisas positivas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. Você já parou para agradecer por tudo que tem? No mínimo você tem um belo motivo para ser grato: tens vida!”, pontua Braga.

David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Encontre uma reportagem