Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não compareceram ao primeiro domingo de provas, realizado em 9 de novembro, por motivos de saúde ou problemas logísticos têm o direito de participar da reaplicação da prova, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Para isso, será necessário solicitar a reaplicação junto ao Inep. As inscrições estarão abertas de 17 a 21 de novembro.
Candidatos que foram afetados pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e resultou na suspensão da prova, também terão uma nova data de aplicação, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As novas datas ainda serão divulgadas.
Os participantes que podem solicitar a reaplicação incluem aqueles que enfrentaram erros na aplicação do exame, falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região. Além disso, candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19, também têm direito à reaplicação.
Para fazer a solicitação, o candidato deve acessar a Página do Participante e inserir seu login e senha. Entre os dias 17 e 21 de novembro de 2025, será possível abrir o pedido de reaplicação para realizar o Enem em dezembro. Caso a justificativa esteja relacionada a problemas de saúde, será necessário anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos. Nos casos de falhas logísticas, o Inep analisará a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.
Se o candidato enfrentou problemas logísticos, ele deve comparecer ao segundo domingo de Enem, em 17 de novembro, e realizar a reaplicação apenas da primeira etapa, que ocorrerá em 16 de dezembro. Em situações de problemas de saúde, o candidato pode se recuperar plenamente e, se sua solicitação for aceita pelo Inep, realizará os dois dias de Enem em dezembro.
Vale ressaltar que, se um candidato passou mal durante a prova e deixou o local antes do horário permitido, que é às 15h30, mesmo que tenha sido por motivo de saúde, ele estará eliminado do Enem 2025.
Fonte: g1
Crédito da foto: Pedro Amatuzzi/g1


















