Pesquisa aponta empate técnico de Lula com Flávio Bolsonaro, Zema e Caiado em simulações de 2º turno

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) em cenários simulados de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. Os dados são da pesquisa PoderData/Aya, divulgada nesta quinta-feira (30).

No cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente registra 46% das intenções de voto, enquanto o senador aparece com 43%. Outros 9% afirmaram votar em branco ou nulo, e 2% não souberam responder.

Na simulação entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o petista tem 44%, contra 42% do candidato do Novo. Brancos e nulos somam 10%, e 3% dos entrevistados não responderam.

Em um eventual segundo turno entre Lula e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente aparece com 44%, enquanto Caiado registra 43%. Nesse cenário, 10% declararam intenção de votar em branco ou nulo e 3% disseram não saber em quem votariam.

A pesquisa também simulou uma disputa entre Lula e Renan Santos (Missão). Nesse caso, Lula aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Renan Santos tem 37%. Brancos e nulos representam 15%, e 4% dos entrevistados não responderam.

Segundo o instituto, o levantamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de julho, com 2.400 entrevistados em 147 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07845/2026.

Foto: Ricardo Stuckert | Raul Spinassé | Reprodução/Redes Sociais

Fonte: Itatiaia

Encontre uma reportagem