fbpx

Pesquisa aponta mais de 20 mil vagas em tecnologia para os próximos meses; são mais de mil vagas em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Tech Jobs Report 2021, realizado pela Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, revelou que mais de 20 mil vagas em quatro áreas digitais (programação, marketing, vendas e design) serão abertas nos próximos três meses em todo País. Entre as empresas mapeadas, 12,5% são de Minas Gerais, com a previsão de 1.775 vagas em todo estado.

O relatório consultou 32 empresas/startups. Sobre o formato de trabalho que será adotado nos próximos meses, 54,8% manterão seus colaboradores em casa (home office) e 32,3% em modelo híbrido, que mescla presencial e remoto. Já as vagas remotas, há 2.954 para programação, 1.912 para design, 870 em vendas e 752 em marketing.

“Para mapear essas vagas, fomos além das empresas que responderam à pesquisa. Consultamos outras 10.534 startups e mais de 31.524 vagas para entender quais contratações seriam para a área digital. A constatação está feita, o mercado tecnológico é o que mais demanda atualmente. No entanto, falta mão de obra. O que a gente faz na Gama é formar e treinar essa mão de obra e entregar para as empresas um profissional especializado e com todas as skills necessárias para essas profissões do futuro”, afirma Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.

Entre os principais desafios para contratação desses profissionais, 50% dos recrutadores dizem que a qualificação do candidato, as chamadas soft skills, é o principal. Dessas habilidades comportamentais que os recrutadores procuram nos candidatos estão: 27,4% proatividade; 15,8% organização; 14,7% resiliência; 12,6% criatividade; 10,5% trabalho em equipe. Em relação às médias salariais, a pesquisa aponta que podem partir de R﹩ 2.500 e até ultrapassar os R﹩ 7 mil.

Junqueira também traz outro reflexo apontado pela pesquisa, sobre o nível de cada cargo. “É possível se especializar e obter boa remuneração em vários estágios na área digital. Os cursos mais rápidos permitem que você já busque oportunidades enquanto é jovem. Mas, não há idade para isso, e outro lado bom da rapidez que esse conhecimento pode ser adquirido é que pessoas mais velhas também podem mudar de área e ir para tecnologia”, ressalta. De acordo com o Tech Jobs Report 2021, 35,5% das vagas terão perfil Pleno, 32,3% Júnior, 29% Sênior e 3,2% em todos os níveis.

Para ter acesso à íntegra do Tech Jobs Report, acesse https://bit.ly/techjobs_pr.

Encontre uma reportagem