A primeira pesquisa Quaest divulgada em 2026 mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os sete cenários de segundo turno testados contra possíveis candidatos da oposição. As vantagens variam de cinco a 20 pontos percentuais, conforme o adversário.
O cenário mais equilibrado é contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse confronto, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio soma 39%, uma diferença de cinco pontos percentuais, menor do que a registrada na pesquisa anterior, divulgada em dezembro.
Nos demais cenários, o presidente mantém vantagem mais ampla. Contra Flávio Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD), a diferença é de sete pontos. Já nos confrontos com Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Aldo Rebelo e Renan Santos, a vantagem de Lula ultrapassa os 10 pontos percentuais.
O levantamento aponta ainda que os índices de indecisos variam entre 2% e 4%, enquanto votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmam não votar oscilam entre 13% e 24%, dependendo do cenário analisado.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. As candidaturas ainda não são oficiais e dependem das convenções partidárias e do registro na Justiça Eleitoral.
Fonte da matéria: g1
Fonte da foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Miguel Pessoa/Código19/Estadão Conteúdo

















