Pesquisa Quaest: Aprovação de Lula sobe para 43%, mas desaprovação ainda é maioria; 60% defendem aumento de imposto para super-ricos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), revela que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 43%, enquanto a desaprovação caiu para 53%. Os números mostram uma recuperação em relação ao levantamento anterior, de junho, quando a aprovação estava em 40% e a desaprovação havia atingido o recorde de 57%.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Além da avaliação do governo, o estudo mediu a percepção da população sobre a política tributária. A proposta de aumentar o Imposto de Renda para os chamados super-ricos conta com o apoio de 60% dos entrevistados, enquanto 35% são contra e 5% não souberam ou não responderam. Já a ideia de isentar quem recebe até R$ 5 mil mensais é aprovada por 75% dos entrevistados.

Sobre a chamada “justiça tributária” defendida pelo governo, 63% concordam que os mais ricos devem pagar mais impostos para que a carga sobre os mais pobres seja reduzida. Por outro lado, 33% discordam, e 4% não têm opinião formada. No entanto, 56% dizem não estar informados sobre essa agenda do governo.

Encontre uma reportagem