Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos mostrou que 40% dos brasileiros estão insatisfeitos com sua vida sexual e amorosa, um nível de satisfação (60%) um pouco abaixo da média mundial (63%). A pesquisa revelou que a falta de comunicação é uma das principais causas dessa insatisfação. Segundo o terapeuta tântrico Fèrnando Ravi, muitas pessoas relatam dificuldades em dialogar com seus parceiros sobre suas necessidades e desejos, o que pode gerar problemas no relacionamento e até mesmo afetar o prazer sexual.
Além da falta de diálogo, questões como a ausência de preliminares e o foco excessivo em relações genitalizadas também são comuns entre as queixas. A sexóloga Enylda Motta aponta que as pessoas sentem falta de carinho, palavras carinhosas e uma maior exploração de outras partes do corpo além dos órgãos genitais.
Outro fator relevante é o pouco autoconhecimento, especialmente entre as mulheres, que muitas vezes enfrentam repressões em relação ao prazer desde a puberdade. A dificuldade de chegar ao orgasmo e a falta de desejo sexual são queixas recorrentes. Para os homens, os principais problemas envolvem dificuldades de controle da ejaculação e manutenção da ereção.
Especialistas recomendam a busca por ajuda profissional e, principalmente, o diálogo entre os parceiros como formas de melhorar a satisfação na vida sexual e amorosa.
Fonte da matéria: O Tempo
Foto: Prostock-Studio/ iStockphoto