fbpx

Petroleiros protestam hoje contra privatização da Petrobras em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Trabalhadores da Petrobras em Minas e em várias partes do país fazem ato de protesto, na manhã desta segunda (18), contra a anunciada venda da única refinaria da empresa no estado. Essa unidade da estatal, a Refinaria Gabriel Passos (Regap), está instalada em Betim (Grande BH). A manifestação visa ampliar, em tom de denúncia, a estratégia desucateamento e desmonte da Petrobras.

A Regap é responsável por 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos em Minas. “O ato dos trabalhadores tem caráter nacional, para manifestar a indignação da categoria petroleira com o desmonte e sucateamento das refinarias da Petrobrás. O objetivo é a privatização, e a tentativa de entrega a preço de banana da Regap, que está sendo negociada sem qualquer transparência”, advertiu o coordenador do Sindicato dos Petroleiros de Minas (Sindipetro MG), Alexandre Finamori.

Risco de paralisação total

Contra a campanha privatizante do governo Bolsonaro, os petroleiros estão também em estado de greve e aprovaram parar, a qualquer momento, as atividades por tempo indeterminado. “A FUP vem alertando que, se o governo e o Congresso Nacional derem andamento a qualquer proposta de privatização da Petrobrás, o país enfrentará a maior greve da história”. O aviso foi dado pelo coordenador-geral da entidade, a Federação Única de Petroleiros, Deyvid Bacelar.

A falta de transparência também marca a estratégia de venda da empresa nessa onda privatizante, segundo as lideranças da FUP. A privatização da refinaria deverá consequências para os trabalhadores e sociedade, representando elevação no preço dos combustíveis.

Fonte: Além do Fato/UAI

Encontre uma reportagem