fbpx

PF e MPRJ Prendem Quadrilha Interestadual de Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e a Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal (DRE/RJ) prenderam cinco pessoas em uma operação conjunta nesta quinta-feira (27). A ação visa desmantelar uma quadrilha envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação, denominada CashBack, tem como objetivo cumprir 18 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Capital Especializada em Organização Criminosa.

O chefe do grupo foi preso na quarta-feira (26), em Itapema, Santa Catarina, na primeira etapa da operação. Durante a prisão, foram apreendidos três carros de luxo, R$ 20 mil, relógios da marca Rolex e telefones celulares.

As investigações revelaram que a organização criminosa transportava drogas entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, abastecendo as comunidades do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, e o Complexo do Salgueiro, na Região Metropolitana.

As investigações que levaram à Operação CashBack começaram em janeiro de 2022, quando policiais federais interceptaram um carro na Via Dutra, na altura de Piraí, com mais de R$ 1,5 milhão escondidos no compartimento de carga. Indícios de que o dinheiro vinha do comércio de drogas levaram à instauração de um inquérito policial.

Encontre uma reportagem