A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (10/4), uma operação de busca e apreensão na casa do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker” por usar as redes sociais para divulgar ações da sua gestão com vídeos bem-humorados. O secretário municipal de Saúde, Magno Sauter, também foi alvo da ação.
A operação, chamada Copia e Cola, investiga um esquema de desvio de recursos públicos destinados à saúde do município. As investigações começaram em 2022 e apontam para fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por gerir serviços de saúde em Sorocaba.
Segundo a PF, o grupo é suspeito de praticar lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias. A Justiça determinou o sequestro de bens e valores que somam até R$ 20 milhões. A OS envolvida está temporariamente proibida de firmar novos contratos com o poder público.
Rodrigo Manga, apesar de já ser figura conhecida na política local, ganhou notoriedade nacional ao adotar vídeos com danças e encenações no TikTok, o que atraiu a atenção de jovens e de figuras políticas da direita, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que chegou a imitar um dos seus vídeos.
Até o momento da publicação, nem o prefeito nem a Prefeitura de Sorocaba haviam se pronunciado sobre o caso.
Foto: Reprodução/Redes sociais | Fonte: Metrópoles















