A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Cold Money, com foco na repressão à comercialização de cédulas falsas por meio dos Correios em cidades do Sul de Minas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Varginha, Lavras, Maria da Fé e Pouso Alegre.
De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a interceptação de encomendas postais contendo notas falsas, que seriam entregues a indivíduos que compraram o dinheiro por meio de redes sociais, com pagamento feito por plataformas digitais.
Os principais alvos são jovens entre 19 e 24 anos, que, segundo a corporação, buscavam lucro fácil e acreditavam estar expostos a baixo risco. As cédulas falsas eram inseridas no comércio em transações de baixo valor, com o intuito de obter troco em moeda legítima.
A prática configura crime de falsificação de moeda, com penas que podem chegar a 12 anos de prisão. A operação recebeu o nome Cold Money — expressão que remete ao conceito de “dinheiro frio”, ou seja, proveniente de atividades ilícitas.
📷 Foto: Divulgação / Polícia Federal
📄 Fonte: Polícia Federal via Bernardo Haddad – Publicado em 16/07/2025
#PolíciaFederal #DinheiroFalso #OperaçãoColdMoney #MinasGerais #SulDeMinas #CrimeFinanceiro #Correios #InvestigaçãoFederal