A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (4), dois mandados de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da Operação Voto Livre, que apura suspeitas de compra de votos durante as eleições municipais de 2024 em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a PF, a nova etapa da operação aprofundou a análise de materiais recolhidos na fase inicial da investigação, deflagrada em julho de 2025. A apuração teve início após denúncia indicar que eleitores teriam recebido valores entre R$ 50 e R$ 100 em troca do voto em um candidato específico. O nome do candidato não foi divulgado.
Segundo a corporação, até o momento não houve prisões. Os investigados podem responder, em tese, pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a até 12 anos de prisão, caso haja condenação.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento para esclarecer a extensão das supostas irregularidades e identificar todos os envolvidos no esquema.
Crédito da matéria: g1 Minas
Crédito da foto: Polícia Federal / Divulgação

















