PF prende 3 suspeitos em esquema de diplomas falsos de Medicina em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Canudo para investigar um esquema de falsificação e venda de diplomas de Medicina e outros documentos acadêmicos. Três pessoas foram presas.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Montes Claros e Bocaiuva, em Minas Gerais, além de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

Segundo a investigação, o grupo produzia diplomas, históricos escolares e outros documentos falsos usados para facilitar o ingresso ou a transferência de estudantes para cursos de Medicina. Em alguns casos, os documentos também teriam sido utilizados para obter registro profissional nos Conselhos Regionais de Medicina.

As investigações começaram após a apreensão, em 2023, de um diploma falso apresentado ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. A partir daí, a PF identificou movimentações financeiras entre investigados e pessoas que teriam adquirido os documentos.

A corporação aponta ainda que o esquema teria ramificações em diferentes estados. Pelo menos 45 pessoas já registradas como médicas em um Conselho Regional teriam pago ao grupo para obter documentos utilizados no processo de registro profissional.

A operação também busca identificar outras pessoas que possam ter contratado ou utilizado os serviços investigados. As apurações continuam.

Crédito da foto: Unsplash
Fonte: Itatiaia

Encontre uma reportagem