A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Eleitoral e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), deflagrou nesta quinta-feira (5/12) a Operação Vis Occulta, um desdobramento da Operação Mercato Clauso. O objetivo é desarticular um grupo criminoso envolvido na compra de votos e na manipulação de eleições em vários municípios do Ceará.
As investigações indicam que os valores utilizados para a compra de votos eram originados de um esquema de caixa 2, que envolvia contratos públicos direcionados a empresas ligadas à organização criminosa. Esses recursos eram usados para financiar campanhas eleitorais de forma ilegal.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão, e aplicadas medidas cautelares a cinco investigados. As ações ocorreram principalmente em Fortaleza (CE). Além disso, as informações obtidas serão compartilhadas com as Promotorias Eleitorais locais, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) e Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) para o aprofundamento das investigações sobre fraudes em licitações e possível envolvimento de servidores públicos.


















