A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. O pedido foi entregue nesta segunda-feira (14) pelo procurador-geral Paulo Gonet Branco, nas alegações finais do chamado núcleo 1 da ação penal.
Bolsonaro é acusado de liderar uma organização criminosa armada com o objetivo de derrubar o Estado de Direito. Os crimes apontados são:
Golpe de Estado Abolição violenta do Estado de Direito Organização criminosa Dano qualificado ao patrimônio público Deterioração de patrimônio tombado
As penas somadas podem chegar a 40 anos de prisão.
Além de Bolsonaro, o pedido envolve seis aliados que integravam cargos-chave em seu governo, incluindo:
Alexandre Ramagem (ex-Abin) Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) Augusto Heleno (ex-GSI) Mauro Cid (ex-ajudante de ordens) Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto (ex-ministros da Defesa)
O processo segue agora para a fase de alegações das defesas. Depois disso, o relator, ministro Alexandre de Moraes, deverá apresentar seu voto à Primeira Turma do STF, presidida por Cristiano Zanin.
Fonte: O TEMPO / Lara Alves
#Bolsonaro #PGR #STF #TentativaDeGolpe #PauloGonet #AçãoPenal #Política #Julgamento #PorDentroDeTudo