O Banco Central (BC) anunciou mudanças no PIX por aproximação, sistema que vem crescendo no Brasil devido à sua praticidade. O objetivo é expandir o acesso e padronizar a tecnologia para garantir uma experiência mais fluida nas compras presenciais, além de incluir oficialmente a modalidade no regulamento do PIX.
Atualmente disponível apenas em dispositivos Android com Google Pay, o PIX por aproximação passará a ter um protocolo de comunicação padronizado e será acessível em mais carteiras digitais, como Apple Pay e Samsung Pay. Outra novidade é a simplificação do processo de pagamento, permitindo que o cliente apenas aproxime o celular da maquininha, sem necessidade de abrir o aplicativo bancário ou escanear um QR Code.
A transação seguirá com um limite de R$ 500, que pode ser ajustado pelo usuário. As mudanças devem ser implementadas a partir de maio, permitindo que mais consumidores utilizem o sistema.
Além dessa inovação, o BC também está focado em outras frentes, como a implementação do Open Finance, o controle de abertura de contas e o PIX parcelado, previsto para setembro de 2025.
Imagem: Jeane de Oliveira/FDR. Fonte: FDR.com.br.