fbpx

Pix usado na concessão de crédito: especialista explica benefícios

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um dos usos do Pix mais esperados pelo mercado é o uso de seus dados para concessão de crédito. Flavia Janini, especialista do BTG Banking explica quais seriam os benefícios da funcionalidade

O Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, já apresentou diversas novidades desde o início de suas operações no fim de 2020, como o parcelamento e o saque. Porém uma das possibilidades mais atraentes para o mercado é o uso dos dados angariados pelo sistema para emissão de crédito. Em entrevista à EXAME, Flavia Janini, head de Produtos Transacionais do BTG Banking, explicou como o recurso pode facilitar a vida dos bancos e dos clientes.

“Para uma análise de crédito, acreditamos que quanto mais informações forem disponibilizadas, melhor será a análise. O Pix, assim como outras formas pelas quais o cliente pode transacionar com um banco, pode sim melhorar a acurácia de uma análise”, explica Flavia. “Principalmente no que diz respeito ao behvior score, que é um número atribuído para o cliente exclusivamente com base no seu histórico de transações. Com o acesso a cada vez mais informações, as análises preditivas se tornam cada vez mais complexas”, completa.

Segundo dados de um estudo do Instituto Locomotiva realizado em 2021, 10% dos brasileiros ainda não tinha conta no banco, enquanto outros 11% não faziam movimentações há mais de um ano. Essa parcela da população movimenta cerca de R$ 350 bilhões por ano, correspondente a 8% da renda do país. Segundo o Banco Central, mais de 50 milhões de pessoas já usaram o Pix, totalizando mais de R$ 600 milhões transacionados por mês. Junto com os bancos digitais, como o BTG Banking, a ferramenta é uma das mais atrativas para aqueles que entram no sistema bancário pela primeira vez.

Encontre uma reportagem