Assim como em várias cidades da RMBH, Pedro Leopoldo viu o número de casos da Covid-19 dar um salto depois que o comércio não essencial voltou a funcionar. Com mais gente nas ruas, o número de casos aumentou 350% em um mês.
O município resolveu reduzir os números de semanas de abertura dos estabelecimentos comerciais. Mas, se por um lado apertou na flexibilização, por outro lado, a prefeitura permitiu o funcionamento de mais atividades.
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado no dia 1 de junho, a cidade tinha 19 casos confirmados. No boletim desta quarta (1), os casos subiram para 85 – nenhuma morte foi registrada.
Em 4 de maio, Pedro Leopoldo adotou o modelo chamado de isolamento intermitente que permite que alguns comércios possam abrir por três semanas e obriga o fechamento na última semana (para avaliação do modelo). Esse modelo 3 por 1 vigorou em maio e nas primeiras quatro semanas de junho. Agora, após avaliação, o modelo passou para 2 por 1, ou seja, os comércios podem abrir por duas semanas consecutivas e ficam proibidos de abrir na terceira.
Fonte: Globo Minas.