Moradores de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, marcaram uma manifestação nesta quinta-feira (28) contra a poluição que estaria sendo ocasionada por uma empresa metalúrgica localizada no bairro Santo Antônio. Vídeos e fotos registrados pela população mostram grande quantidade de “pó preto” em cima de móveis e no chão das casas.
Júlia Dias mora em um condomínio da região há três anos. Segundo ela, desde então, os filhos e o marido têm tido problemas respiratórios recorrentes quando chega o período do outono e do inverno.
“Meu marido tem tendência a rinite e todo ano toma ‘milhões’ de antibióticos. Se na mesa das nossas casas já acumula esse pó, imagina nos pulmões? A gente respira isso o tempo todo”, disse ela, revoltada, em conversa com o BHAZ.
“Entra tudo nas nossas casas. A gente limpa de manhã e à tarde já tá sujo. Temos que ter consciência ambiental, estão poluindo tudo”, disse Júlia, que acrescenta:
“Parece que quanto está chovendo libera mais fumaça ainda. Eles aproveitam que o tempo tá nublado e fica uma fumaça a madrugada inteira. A gente não pode esperar todo mundo adoecer pra fazer alguma coisa, isso é desrespeitoso”.
A manifestação foi agendada a tarde de hoje, na porta da empresa. A reportagem tentou contato com a Unimetal por telefone e email, mas até a publicação da matéria não teve retorno. O espaço segue aberto em caso de posicionamento.
A reportagem também procurou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e o Ibama para saber se o local já foi fiscalizado e se a emissão de poluentes está dentro do limite estabelecido pela legislação. Tão logo os órgãos respondam, a matéria será atualizada.
O post ‘Pó preto’ toma conta de cidade da Grande BH e moradores organizam manifestação apareceu primeiro em BHAZ.