fbpx

Polícia alerta para golpe do falso WhatsApp Web

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

“Se está na internet, é verdade!”. Cuidado com essa premissa porque ela pode ser bastante traiçoeira. A Polícia Militar (PM) publicou, nesta sexta-feira (25), o alerta de mais um golpe que vem sendo aplicado a usuários do WhatsApp. De acordo com a corporação, criminosos estão sequestrando contas do aplicativo por meio de um falso acesso à plataforma pelo navegador.

Funciona assim: a pessoa procura pelo recurso Web em um site de buscas e é direcionada a uma página não oficial, porém, muito semelhante à verdadeira. Sem duvidar da autenticidade, o usuário escaneia o QR Code gerado e, dessa forma, acaba tendo a conta sequestrada por golpistas, que conseguem acessar todas as conversas e aplicar várias fraudes.

“A cada momento, surgem novas estratégias para enganar pessoas, e, em alguns dos golpes, os autores contam até com a ajuda das vítimas, mesmo elas não sabendo”, ressalta a corporação.

Confira, abaixo, algumas dicas da PM para não cair no golpe do falso WhatsApp Web:

– Acesse diretamente o site: https://web.whatsapp.com/.

– Evite utilizar buscadores. Caso o faça, fique atento ao endereço digitado na URL (barra de endereço eletrônico).

– Verifique as sessões ativas do Whatsapp e desative as desconhecidas. Se for necessário, saia de todas e acesse novamente a que deseja apenas pelo site oficial.

– Caso seja vítima de golpes como esse, aplicados por estelionatários, informe imediatamente à Polícia Militar pelo telefone 190 para registrar o fato e ser devidamente orientado quanto às providências a serem tomadas.

Encontre uma reportagem