quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contato

Polícia Civil lança cartilha com orientações para combate à violência contra idoso

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Civil lançou, na terça-feira (15), Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra o Idoso, uma cartilha com informações e orientações em relação à violência contra o idoso. O estado registrou, no ano passado, 4.745 ocorrências, uma média de 13 por dia.

cartilha conta com informações sobre os principais crimes – lesão corporal, apropriação indébita, maus-tratos e abandono de incapaz -, além de orientações de como denunciar e endereços de instituições públicas que prestam serviços aos idosos.

O número de ocorrências registradas em 2020 é cerca de 5% menor em relação ao de 2019, quando foram mais de 5 mil ocorrências. A queda, segundo a delegada Luísa Drumond, responsável pela Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência Vítimas de Intolerâncias, pode estar relacionada à subnotificação durante o primeiro ano da pandemia.

Ainda de acordo com a delegada, com a flexibilização do isolamento, o número de casos, em 2021, voltou a subir. Em maio de 2019, foram 397 casos; em 2020, 355; e em 2021, 415 casos.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.