Um jabuti que estava prestes a ser atacado por cães foi salvo por investigadores da Polícia Civil de Sete Lagoas. O fato inusitado aconteceu nesta quarta-feira (16).
De acordo com a assessoria de comunicação d PCMG, os policiais faziam diligências em Inhaúma, cidade vizinha a Sete Lagoas, quando foram abordados por populares. Eles informaram que encontraram o jabuti próximo a vários cachorros de rua.
O animal foi recolhido e encaminhado para o destacamento da Polícia Militar Ambiental.
MAIS SOBRE O ANIMAL
Tartarugas e jabutis são répteis que pertencem à família Testudinata, da qual também fazem parte os cágados. O casco destes dois primeiros é constituído por uma região ventral, denominada plastrão, e uma dorsal, chamada de carapaça. Ela é feita de tecido vivo, cheio de nervos, que permite que os animais sintam quando são tocados ou quando a estrutura é quebrada ou rachada.
Como todo os répteis, os três são ectotérmicos (sangue frio), possuem escamas, respiram ar e põem ovos. Eles são donos de uma mordida poderosa, que pode facilmente arrancar um dedo com uma única bocada. “No lugar dos dentes, eles possuem uma lâmina (uma espécie de “bico”) chamada de ranfoteca, que funciona como uma faca para cortar o alimento”, explica o médico-veterinário mestre em epidemiologia aplicada a zoonoses e especialista em animais selvagens, André Graspan.