Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Cérberus, que investiga um grupo suspeito de promover a migração ilegal de brasileiros para países da América do Norte e Europa. A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em residências localizadas em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, onde os investigados foram alvo de diligências.
O grupo é acusado de emitir documentos falsificados para facilitar a saída ilegal de brasileiros para o exterior, principalmente para os Estados Unidos. Além disso, os suspeitos recebiam pagamentos pela realização dessas viagens clandestinas, sendo que, em alguns casos, os valores eram quitados por meio de transferências de veículos.
Os envolvidos serão processados pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, que, somadas, podem resultar em penas de até 8 anos de prisão.
O nome da operação, “Cérberus”, faz alusão ao cão de três cabeças da mitologia grega, que guardava a entrada do submundo, impedindo a passagem de qualquer pessoa sem autorização.
Foto: Divulgação/PF
Fonte: Hoje em Dia