fbpx
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Contato

Polícia Federal indicia policiais por participação em operação que deixou 26 mortos em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal indiciou 39 policiais por participação na operação que deixou 26 mortos em outubro de 2021 em Varginha (MG). Do total de indiciados, 23 policiais rodoviários federais e outros 16 policiais militares que pertencem ao Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram indiciados por homicídio qualificado e tortura.

A informação foi divulgada inicialmente pelo Portal R7 e confirmada pelo g1. A operação envolveu integrantes da PM, inclusive do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e de agentes da PRF. em outubro de 2021. Com a quadrilha, que supostamente se preparada para roubar um banco em Varginha, foi apreendido armamento de guerra. Os suspeitos haviam alugado um sítio na cidade próximo ao batalhão da polícia.

g1 teve acesso ao inquérito policial, concluído pela delegacia da Polícia Federal de Varginha no dia 22 de fevereiro. O relatório aponta que aproximadamente 500 disparos foram efetivados pelos agentes do Estado e somente 20 disparos foram atribuídos às armas dos suspeitos. Nenhum policial ficou ferido na ação. 

O relatório final da Polícia Federal apontou que os criminosos foram surpreendidos com a chegada da polícia e foram alvejados. Ainda conforme a PF, não houve a forte resistência com armas longas por parte dos suspeitos, conforme alegado pelas forças de segurança na época e não existem indícios de que um combate aconteceu.

Conforme o inquérito da PF, “quem tenta se esconder é baleado, quem tenta fugir também é. Ao final, os corpos são retirados para receber irreal socorro e o local conspurcado”.

O relatório da PF também aponta que o caseiro Adriano Garcia, que não tinha nada a ver com a situação, também foi morto. 

No relatório, a PF afirma que os fatos investigados, na forma como ocorreram e considerando o envolvimento das personagens que deles participaram, não possuem precedentes na história nacional. 

“Por tudo quanto até aqui apurado, não restam dúvidas: todos que ingressaram nas edificações e seus perímetros mais próximos queriam o resultado morte para todos que ali estavam. Há indivíduos que levaram vários tiros provenientes de vários atiradores. Logo, vários queriam as mortes destes. A disposição dos corpos também é clara: a equipe policial foi ‘varrendo’ o perímetro e abrindo fogo em quem estivesse à frente”.

Investigação da PF

O relatório da PF afirma que no dia 31 de outubro de 2021, por volta de 5h, aproximadamente 40 policiais entraram em um sítio no bairro Recanto Dourado, em Varginha (MG) e lá mataram 18 indivíduos que se preparavam para executar um grande roubo na cidade. 

Na sequência, um grupo formado por 12 destes policiais rumou para um segundo sítio no bairro Lagoinha, e lá foram mortos mais oito suspeitos.

Fonte: Globo minas.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.