fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Polícia Federal vai apurar casos de violência política de gênero

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal vai tratar casos de violência política de gênero como crimes federais. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino.

As primeiras denúncias a serem apuradas, por meio de um inquérito, envolvem a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), que foi xingada ao vivo durante entrevista a uma rádio; e a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que foi atacada por um apresentador de TV com falas misóginas e discriminatórias.

“Estamos diante de crimes de ação penal pública incondicionada. Ou seja: independe se a pessoa quer ou não seguir com a denúncia, para além do crime contra a honra, nós [o estado] podemos agir”, disse Flávio Dino.

O ministro contou que foi procurado pelas duas parlamentares para tratar do tema. Segundo ele, a investigação aberta será permanente e vai apurar violência contra políticas com atuação em qualquer esfera, da municipal a federal.

O pedido de abertura de investigação é baseado no Código Penal e do Código Eleitoral, em trechos que tratam de crimes contra o funcionamento das instituições democráticas no processo eleitoral.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal vai apurar casos de violência política de gênero no site CNN Brasil.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.