Diante da expectativa de chuva na volta do feriado prolongado de Ano Novo, a Polícia Rodoviária Federal em Minas reforça o pedido de atenção, calma e prudência aos motoristas. O inspetor da PRF, Aristides Júnior, alerta pra possibilidade de pistas bem mais cheias que no último domingo (27), já que muita gente que viajou antes do Natal, só volta pra casa agora.
“Com certeza filas e congestionamentos irão se formar, isso vai exigir, por parte dos motoristas, um cuidado muito maior, muito mais atenção, muito mais calma e responsabilidade, principalmente nas chegadas em BH. Esperamos grandes filas na BR-381, chegando do litoral, como sempre acontece nos feriados prolongados”, diz.
A perspectiva de chuvas é um fator que preocupa a polícia. “Feriados chuvosos tendem a ser violentos. A chuva só traz prejuízo para os motoristas, torna a pista escorregadia, compromete a visibilidade, dificulta a condução do veículo. Os motoristas deverão estar muito atentos, principalmente, àquelas chuvas mais fracas, que trazem toda a sujeira para parte da superfície do asfalto e a pista fica muito mais escorregadia”, alerta.
O inspetor pede que os motoristas dirijam com atenção, responsabilidade, calma e tranquilidade, se mantenham na faixa de rolamento e não ultrapassem por locais proibidos, pois a PRF estará bastante atenta quanto a isso.
“Respeite os limites velocidade, utilize o cinto de segurança, todos os ocupantes do veículo, crianças não podem estar no colo de forma alguma. Viagens nas rodovias, mesmo durante o dia, com os faróis baixos acesos e muita calma, responsabilidade e tranquilidade”, lembra.
Segundo o inspetor, o domingo após o Natal foi o dia com mais mortes registradas, por isso a necessidade de atenção. “O que a gente pede aos motoristas é que eles deem sua parcela de contribuição para que tenhamos uma movimentação somente intensa, mas sem a incidência de acidentes”, finaliza.