População se revolta e impede que carro de filho de cadeirante seja rebocado em Lagoa Santa; Translago emite nota de esclarecimento

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Agentes da Translago foram alvo de críticas na manhã desta sexta-feira (17), em frente à Santa Casa de Lagoa Santa. De acordo com testemunhas, um veículo estacionado em uma vaga exclusiva para cadeirantes estava sendo rebocado, enquanto o proprietário do veículo havia ido buscar seu pai, um senhor de 90 anos, que estava internado no hospital.

Mesmo informados sobre a situação, os Agentes da Translago mantiveram a ação do reboque, deixando quem estava presente revoltado. Após alguns minutos de confusão, o proprietário do veículo chegou com seu pai na cadeira de rodas, e somente assim o veículo foi retirado do caminhão-guincho.

A falta de empatia e diálogo dos agentes com a situação foi criticada pela população presente. “A prefeitura deveria pagar curso de reciclagem para os servidores da Translago, totalmente despreparados para estarem nas ruas lidando com pessoas”, desabafou uma comerciante que presenciou toda a cena.

Além disso, a população cobra equipamentos adequados nos caminhões de reboque. “Eles guincham, arrastam seu carro de qualquer jeito, sem todos os equipamentos adequados. Além do prejuízo de ter o carro rebocado, podemos ter prejuízo maior com a quebra de uma barra de direção, por exemplo”, concluiu Daniel Silveira, mecânico.

Em nota divulgada posteriormente, a Translago explicou que recebeu denúncia de populares sobre o veículo estacionado em uma vaga demarcada sem a credencial de identificação destinada à Pessoa com Deficiência e Idosos. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), essa é uma caracterização de estacionamento irregular. Diante desse fato, os Agentes de Trânsito na obrigação de suas atribuições lavraram a autuação e acionaram o reboque conforme preconiza o CTB e aguardaram por cerca de 20 minutos a empresa responsável pelo reboque, que compareceu ao local e iniciou a remoção do veículo.

No entanto, ao constatar a situação, o senhor e o condutor que o acompanhava se identificaram e esclareceram o ocorrido. Diante dos fatos, os agentes de trânsito cancelaram a remoção do veículo e os ocupantes deram continuidade ao seu deslocamento.

A Prefeitura de Lagoa Santa informa que as credenciais para estacionamento de Idosos e Pessoas com Deficiência são emitidas gratuitamente de forma digital pelo site da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através do Sistema APROVA, bastando apresentar um comprovante de endereço, documento de identificação e foto do Idoso ou PcD. Para as Pessoas com Deficiência será necessário cópia do laudo médico. Os documentos são emitidos em menos de 48 horas.A Translago lamenta o ocorrido e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos. 

Encontre uma reportagem