“População vai pagar a conta”: prefeito de Vespasiano critica pedágios na MG-424 e MG-010

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O prefeito de Vespasiano, José Wilson (PSDB), manifestou forte oposição ao projeto de concessão de rodovias do governo de Minas Gerais, que prevê pedágios no Vetor Norte da Região Metropolitana de BH. Durante entrevista ao programa Café com Política, ele afirmou que municípios como Vespasiano e São José da Lapa serão penalizados, pagando por obras que beneficiarão cidades com maior extensão viária, como Jaboticatubas.

Wilson questionou os critérios de instalação dos pórticos de cobrança e sugeriu alternativas em trechos mais críticos, como entre Pedro Leopoldo e Sete Lagoas ou Lagoa Santa e Serra do Cipó. Apesar de reforçar que não usará o tema como palanque político, o prefeito reiterou sua oposição ao modelo.

O projeto faz parte do “Lote 8 – Vetor Norte”, que inclui a privatização de 124 km das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, com 13 pórticos previstos. Após forte resistência, o governo estadual anunciou uma revisão do edital e estuda alternativas como tarifa única para quem passar mais de uma vez pelo mesmo trecho no dia.

Mesmo com promessa de R$ 4,3 bilhões em investimentos e concessão por 30 anos, a proposta continua enfrentando críticas de prefeitos, parlamentares e sociedade civil, que exigem mais diálogo, justiça e transparência no processo.

Foto: Divulgação

Fonte: Redação

Encontre uma reportagem