“Tá errado, hoje deveria ser feriado…” é nesse clima de sofrência, interpretado pela eterna Marília Mendonça, que o belo-horizontino deve ir trabalhar nesta terça-feira (12), aniversário de Belo Horizonte. A sequência de datas comemorativas em dezembro pode mesmo acabar confundindo a cabeça do morador da capital mineira, mas fica tranquilo que a gente te explica!
Na última sexta-feira (8), a capital mineira celebrou o dia da Imaculada Conceição, feriado municipal em BH desde 1967 por determinação do então prefeito da época, Luiz de Sousa Lima. Para que a cidade não tivesse dois feriados tão próximos, calhou de as duas datas serem comemoradas em um único dia – no caso, só em 8 de dezembro.
O problema é que, por conta disso, muitos moradores da cidade passaram a acreditar que a padroeira de Belo Horizonte é Nossa Senhora da Conceição, esquecendo-se de Nossa Senhora da Boa Viagem, cuja comemoração ocorre em 15 de agosto, data de mais um feriado municipal.
Na prática, a junção dos dois feriados valorizou a comemoração de Nossa Senhora da Conceição que, erroneamente, passou a ser confundida como a padroeira da capital. Apesar da proximidade das datas comemorativas, as duas santas, porém, não têm nada em comum.
126 anos de Belo Horizonte
Capital dos botecos, das montanhas, do cafézinho, da prosa e, mais recentemente, até mesmo do “grau“. É difícil encontrar apenas uma definição para a cidade que reúne os mais diferentes costumes e características, como ficou nítido no mapa astral de BH elaborado pelo BHAZ.
Inaugurada em 12 de dezembro de 1897, às 15h30, Belo Horizonte é uma cidade sagitariana, com ascendente em touro e a lua nos últimos graus de câncer. A astróloga Fernanda explica que esse conjunto diz muito sobre a energia ao mesmo tempo jovem e conservadora que faz parte da construção da cidade.
“É fácil de se perceber que Belo Horizonte, ao mesmo tempo que tem uma capacidade de expansão e de abertura, aliada a um movimento muito jovial, também tem suas riquezas muito ligadas à ancestralidade. Temos esse lugar do conforto muito presente, na comida, no acolhimento”, destaca.
O post Por que 12 de dezembro, aniversário de BH, não é feriado na capital? apareceu primeiro em BHAZ.
(foto: Gladystone Rodrigues /EM/D.A Press – 5/3/15)



















