A Prefeitura de Matozinhos vai reverter a decisão que proibia a realização de formaturas no Palácio da Cultura – único teatro da cidade. A informação foi confirmada pela Prefeita Zélia Pezzini, em entrevista exclusiva ao Por Dentro de Tudo, na manhã desta quinta-feira (01).
Zélia informou que recebeu a Comissão dos Formandos e o Diretor da Escola Estadual Bento Gonçalves no gabinete e decidiu rever a decisão. Como não há agenda para formaturas em dezembro, o espaço estará disponível a partir de janeiro de 2023.
“Vamos dar a oportunidade para que esses alunos se formem no Palácio, desde que sigam algumas regras para cuidados com o local. Só aceitaremos público sentado, não haverá superlotação como acontecia antes da reforma. Também teremos fiscalização antes e depois dos eventos, e termo de responsabilização caso ocorra algum dano. Precisamos preservar o local”.
Ainda segundo a Prefeita, apenas o Colégio Bento Gonçalves formalizou o interesse em usar o espaço para a formatura em janeiro de 2023.
O novo decreto ainda será publicado pelo Governo Municipal.
ENTENDA
Desde o início de novembro a Comissão de Formandos do Colégio Bento Gonçalves lutam pela liberação do Palácio da Cultura para as formaturas. Eles, inclusive, procuraram a Câmara de Matozinhos para terem o auxílio dos vereadores, sendo apoiados por Ítalo Borges, que fez requerimento solicitando respostas e auxiliou os estudantes questionando publicamente a situação.
Na época, em entrevista ao Por Dentro de Tudo, os alunos informaram que, caso não conseguissem reverter a decisão, teriam que alugar espaços particulares para conseguirem executar a solenidade.