O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira (6), durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, conduzida pela Polícia Federal (PF). O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumiu interinamente a administração municipal.
A decisão judicial atendeu a um pedido da PF, que investiga irregularidades em contratos da área da saúde no município. Duas pessoas foram presas durante a operação.
De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns investigados, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões.
A operação é um desdobramento da primeira fase, deflagrada em abril deste ano, que apura o desvio de recursos públicos por meio de organizações sociais (OS) contratadas para administrar serviços de saúde em Sorocaba. Os materiais apreendidos na etapa inicial possibilitaram a identificação de novos suspeitos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Rodrigo Manga, que cumpre agenda em Brasília nesta semana, comentou o afastamento em suas redes sociais.
Crédito da foto: Mike Adas / TV TEM
Fonte: Portal G1




















