A Prefeitura de Contagem, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, notificou o Instituto Access, encarregado da organização do concurso público na área da saúde, após o inesperado cancelamento das provas no último domingo (14). Em comunicado, a administração municipal informou que a interrupção ocorreu devido a “questões operacionais” que estão sendo investigadas.
De acordo com a Prefeitura, a banca organizadora assegurou que não houve vazamento de gabaritos ou outros problemas relacionados ao exame. “Com a notificação, a Prefeitura exige explicações e investiga as responsabilidades que levaram ao cancelamento de forma oficial”, destacou o comunicado.
A administração municipal está trabalhando para estabelecer um novo cronograma de provas, que levará em consideração as festividades de fim de ano e as férias de janeiro, período em que, segundo a Prefeitura, “muitas pessoas podem não estar disponíveis para realizar os exames”.
Após a definição das novas datas, o Instituto Access se comprometeu a comunicar os candidatos com as orientações necessárias, incluindo informações sobre o reembolso da taxa de inscrição para aqueles que não desejarem mais participar do concurso.
A banca também disponibiliza canais de comunicação diretos para os candidatos que tiverem dúvidas: pelo telefone 0800-101-0034, (61) 3030-3441, WhatsApp (61) 98308-6517, e pelos e-mails [email protected] e [email protected].
**Frustração Entre Candidatos**
A decisão de cancelar o concurso gerou frustração entre os candidatos, que se prepararam por meses para o exame. Kelly Brito, de 42 anos, estava na Escola Municipal Maria Silva Lucas, no bairro Laguna, pronta para realizar a prova de técnica em enfermagem, quando percebeu que algo estava errado. “A diretora do colégio informou que os cadernos de provas ainda não estavam disponíveis e que precisaríamos aguardar”, contou. Minutos depois, a notícia do cancelamento foi confirmada.
“Ficamos no hall da escola, e muitos começaram a questionar a situação. A comunicação foi feita de forma improvisada, sem explicações detalhadas”, lamentou Kelly, que destacou o esforço de conciliar trabalho e estudos. “Não é fácil trabalhar 12 horas e se preparar para um concurso, apenas para chegar e ver tudo cancelado”, desabafou.
O impacto do cancelamento também afetou sua vida pessoal: “Eu me casei ontem e hoje deveria estar viajando, mas optei por prestar o concurso. Agora, estou aqui, sem prestar e sem poder viajar”.
**Confusão nas Escolas**
O cancelamento das provas causou confusão nas escolas de Contagem. Candidatos relataram ao BHAZ que já estavam nos locais designados para o exame quando receberam a notícia. A abertura dos portões estava programada para as 7h, com início das provas às 8h. No entanto, antes do começo, as equipes organizadoras informaram que as avaliações seriam adiadas. O concurso oferece vagas para profissionais da saúde na Prefeitura de Contagem.
Em nota, a Prefeitura informou que o cancelamento ocorreu devido a “problemas relacionados à empresa organizadora”. Por sua vez, o Instituto Access afirmou que a suspensão do concurso foi uma medida necessária para “resguardar a isonomia e a lisura do processo”.
Fonte: BHAZ.
















