Prefeitura de Matozinhos firma contrato com APAE de Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta manhã, 23/11, a Prefeita Zélia Pezzini e a Secretária de Saúde, Andressa Oliveira assinaram contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Pedro Leopoldo para prestação de serviços especializados de reabilitação em deficiência intelectual – SERDI, através do Programa de Intervenção Precoce Avançado – PIPA. Com isso, o município fará repasse mensal à entidade para manter e ampliar atendimento às crianças que necessitam deste atendimento.

Estiveram presentes os representantes da APAE PL, Sr. Rúbio Andrade, presidente, Júlio Bahia, gerente Geral e João Felipe, gerente Clínico, Sra. Marli Vale, o vereador Carlos Henrique, como também representantes da Secretaria de Saúde, Giovanna Pezzini subsecretaria, Giovane Santana, coordenador do NASF e Lívia Carvalho Terapeuta Ocupacional.

Conheça mais sobre o serviço e como ter acesso ao atendimento.

O Serviço Especializado em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI) da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do SUS/MG, que oferece tratamento às pessoas com transtorno do espectro do autismo no município de Matozinhos é APAE de Pedro Leopoldo. Nesta instituição são realizados avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos usuários, conforme a DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 1.403, DE 19 DE MARÇO DE 2013.

Para acesso ao serviço de reabilitação intelectual o usuário deve procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) de sua referência, providenciar as documentações exigidas (encaminhamento médico; carteira de Identidade; comprovante de residência atualizado; cartão nacional do SUS) e seguir o fluxo descrito para que, através da Junta Reguladora, seja encaminhado para a APAE-PL.

Atualmente a APAE-PL atende cerca de 30 usuários de Matozinhos, sendo que dois usuários estão também na educação especial desta instituição. Além disso, em torno de 53 usuários de Matozinhos, diagnosticados ou com suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), já se encontram em acompanhamento pela equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde.

Encontre uma reportagem