A Prefeitura de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal aderindo ao FINISA, o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público. O contrato, assinado na tarde desta segunda-feira (27), no Centro de Artes e Esportes Unificados no bairro Hibiscos em Pedro Leopoldo, permitirá a viabilização de recursos financeiros no valor de 40 milhões de reais entre a prefeitura e a Caixa.
O objetivo do FINISA é contribuir para a realização de melhorias na infraestrutura, mobilidade, equipamentos, construções e outras áreas que trarão benefícios para a população de Pedro Leopoldo.
Com o financiamento, a cidade pretende pavimentar a Rodovia Neves, recapear diversos logradouros, melhorar a infraestrutura do Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo (CEPPEL), construir uma nova unidade de saúde no bairro Teotônio Batista de Freitas, construir a nova Via Norte e melhorar a Avenida entre os bairros Maria Cândida e Andyara, entre outras ações.
Segundo a prefeita Eloísa Helena, o financiamento é uma bênção para o município e vai contribuir para mudar muita coisa na cidade. Ela alerta que ainda não há dinheiro em caixa e que há requisitos a serem cumpridos, mas que a Caixa está comprometida em auxiliar no processo.
A assinatura do contrato contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal e outros membros da prefeitura. Ana Paula Santos, vice- prefeita, afirmou que o financiamento veio como uma luz no fim do túnel, permitindo que a cidade faça aquilo que não tinha condições de realizar anteriormente.
O superintendente de rede da Caixa, Fernando Passos, destacou que a assinatura do contrato não foi algo simples e que a capacidade de pagamento, a documentação e o projeto foram fatores determinantes para a adesão ao FINISA. Segundo ele, a prefeitura honrou com todos os requisitos exigidos pela Caixa.
Outras cidades da região, como São José da Lapa e Ribeirão das Neves, também aderiram ao programa a fim de viabilizar mais qualidade de vida aos seus cidadãos.