Esta semana, fortes chuvas afetaram Belo Horizonte e região metropolitana, gerando transtornos, como alagamentos e deslizamentos. Em Pedro Leopoldo, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretarias de Obras, Comunicação e Planejamento Urbano, monitorou a situação e iniciou as ações de acompanhamento imediatamente.
A Defesa Civil Municipal disponibilizou um número para emergências (31 997339804), e, até o fechamento desta matéria, não havia registros de vítimas ou remoções de moradores. A rua Moacir José da Silva, no bairro São José, sofreu abalo estrutural, mas a Prefeitura já iniciou os reparos necessários após assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Emiliano Braga. Além disso, chamadas foram atendidas para checar riscos estruturais em residências, com uma família sendo orientada a não permanecer na casa, no bairro Santo Antônio da Barra.
O prédio da Câmara Municipal foi interditado devido a inundações, resultando no cancelamento da reunião ordinária de segunda-feira, 25. Na quarta-feira, 27, uma cratera se abriu na Rua Bororós, no bairro Andiara, sendo que um carro caiu no buraco, mas não houve vítimas. A Prefeitura iniciou o reparo imediato e a interdição da via para segurança dos motoristas.
Além disso, também na quarta-feira, no momento das chuvas, o Prefeito Emiliano Braga, ao lado do Secretário Municipal de Obras, Juliano Fagundes, e do Secretário de Planejamento Urbano, Carlos Ângelo, estiveram no bairro Maria Cândida, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas. Foi identificado que os transtornos estão relacionados às obras da Avenida Tabelião Ricardo Homem Bahia (Via Norte) e o Executivo já se mobilizou para solucionar os problemas com responsabilidade e agilidade. O compromisso da atual administração é garantir que a obra seja concluída com segurança e sem impactos para os moradores e comerciantes da região. “A obra da Via Norte é essencial para o município. Estamos trabalhando para concluir com segurança e minimizar os impactos à população”, destacou o prefeito Emiliano Braga.
Equipes da Secretaria de Obras seguem mobilizadas para a limpeza das vias e para garantir a trafegabilidade. A Prefeitura continuará monitorando todas as situações e ocorrências e dando suporte à população.