A Prefeitura Municipal de Capim Branco, através das Secretarias de Saúde e o Centro de Referência Social, realizou na sexta-feira, 24 intervenção contra os maus tratos animais e a averiguação quanto a situação da vulnerabilidade do idoso, em conjunto com a Policia Civil de Minas Gerais e a Associação em Defesa da Vida dos Animais São Francisco de Assis.
A intervenção foi devido a uma denúncia que relatava que haviam cerca de 30 cães em situação de maus tratos. No local, conforme divulgado pela Prefeitura Municipal, foi verificado que se tratava de 24 cães de idades variadas, sendo 6 fêmeas e 18 machos.
Os cães apresentavam magreza, infestação de ectoparasitos e alguns ferimentos devido a brigas. O tutor dos animais apresentou-nos algumas medicações que utiliza para a manutenção dos animais. Após avaliação do veterinário que acompanhou a ação este relatou que aparentemente o estado geral de saúde dos animais é razoável, precisando de exames complementares para certificar-se de que o denunciado negligencia o cuidado com os animais.
Por tratar-se de pessoa idosa, 79 anos, e residir sozinho, entendeu-se que o mesmo possui dificuldade em realizar os cuidados dos animais de forma adequada, bem como o mesmo também precisa de mais atenção e cuidados o que inicialmente não caracteriza o crime de maus tratos.
Sendo assim foram adotadas as seguintes medidas: Notificação da família, lavratura de termo de adequação de conduta e propostas medidas de intervenção dos órgãos que acompanharam a diligência .