fbpx

‘Preocupação é dentro dos hospitais’, diz secretário de Saúde de Minas sobre superfungo Candida auris

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou nesta terça-feira (15) que a principal preocupação em relação aos casos de infecção pelo superfungo Candida auris está dentro dos hospitais, onde pacientes mais vulneráveis estão sob tratamento. Atualmente, 22 pacientes estão sendo monitorados no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, por suspeita de infecção pela levedura.

Baccheretti enfatizou que a população em geral não deve se preocupar, pois o fungo não está se espalhando pela sociedade. “Nossa preocupação é dentro dos hospitais nos nossos pacientes”, afirmou em entrevista à TV Globo.

Belo Horizonte já soma três casos confirmados do fungo, com dois pacientes recebendo alta e um ainda internado. Desde 2021, foram notificados 129 casos em Minas Gerais, com três confirmados até o momento.

O Candida auris é um fungo resistente a muitos fungicidas comuns e pode causar infecções graves, especialmente em ambientes hospitalares, sendo difícil de tratar devido à sua resistência e capacidade de infectar o sangue.

Fontes: Hoje em Dia

Crédito da Foto: Valéria Marques / Hoje em Dia

Encontre uma reportagem