fbpx

Preparado para o Enem 2020? Confira dicas com o Professor Cássio Luige

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Se estivéssemos em tempos normais, boa parte dos estudantes estariam neste momento na praia, curtindo uma boa viagem de férias e o verão, à espera de um certo resultado que dá o sinal verde para entrar no ensino superior. Mas, em tempos de coronavírus… milhares deles estão, neste momento, em intensa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se o programa normal é fazer a prova e, em seguida, se despedir do ensino médio, em época excepcional vale o contrário. Em todas as cidades que compõem o Vetor Norte, assim como em todo o país, milhares de estudantes devem prestar o primeiro dia de aplicação da prova que será neste domingo, 17 de janeiro. O Portal Por Dentro Tudo convidou o Historiador e Especialista em Enem, Professor Cássio Luige para destacar a importância deste exame para os estudantes.

“Considero que o Enem seja um coringa para os estudantes sonham em ocupar uma vaga nas principais instituições acadêmicas pelo país. O bom desempenho na prova pode garantir acessos ainda às universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pode dar acesso às bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos que é o Prouni, pode permitir o financiamento de mensalidades Fies e garantia de vestibular nas chancelas particulares”, explica.

O exame impresso acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o exame digital, que acontece pela primeira vez na história, acontecem nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. “A grande novidade é que as notas obtidas nas provas aplicadas na 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio formarão uma pontuação final que poderá ser usada pelos estudantes para pleitear vagas em universidades públicas do país. Desta forma, o conjunto de provas realizadas ao longo dos três anos, o estudante terá a chance de ingressar diretamente nas universidades sem a necessidade de realizar o ENEM tradicional”, pontua o professor Cássio Luige.

PROPORÇÃO DO ‘ENEM 2020’

Em todo o Brasil, foram confirmadas 5.783.357 inscrições, sendo 5.687.271 para a versão impressa e 96.086 para a digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de candidatos, 65,6% concluíram o ensino médio e 23,7% acabaram de se formar ou estão nos últimos dias de aula dessa etapa dos estudos. Entre essa faixa de participantes, ninguém se inscreveu para o Enem digital, aplicado em modelo-piloto.  Em Minas Gerais, 577.227 candidatos confirmaram presença no exame, sendo que 568.532 farão a prova nos moldes tradicionais e 8.695 pelo computador. Ontem, os cartões de inscrição com locais de provas foram disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela preparação e aplicação do exame.

Fique ligado, pois nesta quinta-feira, 14 de janeiro, às 15h, o Professor Cássio Luige participará de um bate-papo com dicas preciosas no Facebook do Por Dentro de Tudo. A entrevista será ao vivo e você pode enviar perguntas.

Encontre uma reportagem