Durante uma operação contra o roubo de celulares no Rio Grande do Sul, a Polícia Civil prendeu um homem que chamou atenção por estar usando duas tornozeleiras eletrônicas, uma em cada perna. O caso, considerado raro, surpreendeu até o delegado responsável pela ação.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do RS, a situação é incomum, mas pode acontecer em casos específicos. Um dos equipamentos estava vinculado a um processo criminal por roubo, monitorado pela Secretaria do Sistema Penal e Socioeducativo, e o outro correspondia a uma medida protetiva de violência doméstica, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública.
Segundo o órgão, o uso de tornozeleira voltada ao monitoramento de agressores é autorizado pela Justiça quando há risco à vítima. O sistema possui sensores que disparam alarmes caso o agressor ultrapasse o limite de 500 metros da mulher protegida, acionando simultaneamente a polícia e o celular da vítima.
O homem detido já respondia pelos dois tipos de crime. Ele foi preso durante a operação que buscava desarticular um esquema de roubo de celulares em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde criminosos encomendavam aparelhos em lojas para depois roubá-los.
📸 Foto: Divulgação / Polícia Civil RS
📰 Fonte: O Tempo


















