fbpx

Primavera meteorológica: entenda o fenômeno que começou neste domingo e saiba o que esperar em setembro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Neste domingo, 1º de setembro, teve início a primavera meteorológica, um período em que as características da próxima estação já começam a ser sentidas, mesmo antes do início oficial da primavera astronômica, marcada para o dia 22 de setembro, às 9h44, horário de Brasília. As previsões para o mês de setembro indicam calor e chuvas abaixo da média em grande parte do país.

Diferença entre estações astronômicas e meteorológicas

Para entender o início da primavera meteorológica, é essencial diferenciar as estações astronômicas das meteorológicas. As estações astronômicas são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol, e seus inícios são marcados pelos solstícios e equinócios. Por outro lado, as estações meteorológicas são definidas pelo ciclo anual de temperatura, refletindo o que é sentido na prática no dia a dia.

Os meteorologistas utilizam essa divisão para facilitar a análise de dados climáticos e compará-los com padrões históricos. Assim, o verão meteorológico vai de dezembro a fevereiro, o outono de março a maio, o inverno de junho a agosto, e a primavera de setembro a novembro.

Previsão para setembro

Após um final de agosto com o retorno das altas temperaturas, setembro promete seguir a tendência de calor em várias regiões do Brasil. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas abaixo da média na maior parte do país. Apenas algumas regiões, como o extremo norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além da região Sul, podem esperar chuvas acima da média.

No Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, as precipitações devem ficar próximas ou abaixo do esperado para o período, confirmando a previsão de um setembro quente e seco em grande parte do Brasil.

Fonte: g1
Foto: Maria Júlia Araújo/g1

Encontre uma reportagem