Primeira onda de frio no Brasil se aproxima e pode congelar áreas e trazer neve

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma mudança no tempo está prestes a colocar fim ao período de temperaturas elevadas que predominou nos últimos dias. Uma frente fria que avança pelo Sudeste neste fim de semana promete amenizar o calor em parte do país, marcando o fim do chamado veranico. No entanto, o verdadeiro frio ainda está por vir.

Segundo meteorologistas, uma intensa massa de ar polar está sendo monitorada para a próxima semana. A expectativa é de que ela chegue ao país a partir do dia 27 e ganhe força entre os dias 31 de maio e 1º de junho, configurando-se como a primeira grande onda de frio de 2025.

Essa frente fria de origem continental deverá avançar pelo interior da América do Sul, provocando queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões. O fenômeno poderá levar geadas, temperaturas negativas no Sul e friagem no Norte, além de bater recordes de mínimas no Sudeste e no Centro-Oeste. Há também chance de neve em áreas específicas do Sul.

Apesar da mudança já prevista para este fim de semana, os meteorologistas alertam que o frio dos próximos dias ainda será moderado. A partir de domingo, as temperaturas devem voltar a subir gradualmente.

No Norte, o fenômeno da friagem poderá atingir regiões como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Já no Nordeste, pancadas de chuva devem ser registradas, especialmente no norte do Maranhão.

A intensidade e a abrangência da onda polar ainda dependem de atualizações nos modelos climáticos, mas os especialistas já preveem impacto em grande parte do país.

Foto: Alex Rocha/PMPA

Fonte: g1, por Júlia Carvalho

#frio #frentefria #previsãodotempo #climatempo #ondasdearfrio #neve #geada #friagem #brasil #temperaturasbaixas

Encontre uma reportagem