A semana entre 10 e 16 de agosto reúne efemérides de relevância social, cultural e histórica no Brasil e no mundo. No domingo (10), celebra-se o Dia dos Pais, data criada em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering com objetivo comercial, mas que também se tornou momento de homenagem a quem se dedica à educação e ao cuidado dos filhos. O tema conecta-se ao conceito de paternidade ativa, que propõe o envolvimento efetivo dos pais na criação, indo além do papel de provedor.
Na quinta-feira (14), é lembrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, instituído para reforçar a importância do compromisso emocional, social e financeiro com os filhos.
O calendário também marca, em 11 de agosto, o Dia do Advogado, data da criação das primeiras faculdades de Direito no Brasil, em 1827. No dia 12, são celebrados o Dia Internacional da Juventude — instituído pela ONU em 1999 para valorizar a participação dos jovens na sociedade — e o Dia Nacional dos Direitos Humanos, criado em memória da líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 1983.
No campo histórico, 15 de agosto marca os 80 anos da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, encerrando oficialmente o conflito.
Além dessas, outras datas incluem o Dia Nacional das Artes (12), marcos de nascimento e morte de figuras históricas, e acontecimentos culturais e científicos.
Fonte: Agência Brasil / EBC
Foto: Agência Brasil / Divulgação
#DiaDosPais #PaternidadeAtiva #PaternidadeResponsável #DireitosHumanos #Juventude #História #Efemérides