fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Principais tópicos do 2º dia de provas do Enem: o que revisar?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece no próximo domingo (12/11), o candidato irá responder, além de Matemática, questões de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia. Nesta reta final, é importante ficar atento aos temas mais recorrentes nessas matérias, para otimizar o tempo de estudo.

A professora de Biologia e coordenadora pedagógica do pré-Enem da Rede Chromos de Ensino, Denise Arão, explica que a prova de Ciências da Natureza geralmente apresenta questões que abordam uma variedade de tópicos relacionados às três matérias envolvidas e questões de estilos variados, como: 

  • Questões de conhecimento: perguntas que testam o entendimento dos conceitos-chave em ciências naturais, como química orgânica, física mecânica, ecologia, genética, entre outros.
  • Questões interpretativas: exigem interpretação das informações apresentadas em gráficos, tabelas, experimentos, imagens ou textos para responder corretamente.
  • Questões contextualizadas: situações do mundo real que requerem a aplicação de conhecimentos científicos para resolvê-las. Podem estar relacionadas a problemas ambientais, tecnologia, saúde, entre outros.
  • Questões interdisciplinares: integração de conhecimentos de diferentes áreas das ciências naturais. Sendo necessário, por exemplo, aplicar conceitos de física para entender um fenômeno biológico.

“É importante ler o enunciado com atenção e entender seu papel na questão. Se o enunciado contém informações úteis, aproveite-as. Se não, concentre-se em seus conhecimentos e na interpretação dos elementos visuais presentes na questão, como gráficos, tabelas e figuras”, orienta a professora.

Mas quais são os temas mais recorrentes?

Em Física, o Professor de Física da Rede Chromos de Ensino Bruno Philips sugere que o aluno revise questões que envolvem transformações de energia, circuitos elétricos e fenômenos ondulatórios. “A mecânica também aparece como um grande tópico abordado, sendo que os assuntos que sempre estão presentes dentro da mecânica são cinemática e hidrostática”, diz.

“O aluno irá encontrar questões conceituais que exigem o conceito das grandezas e fenômenos físicos, assim como questões que exploram o raciocínio matemático para modelar uma situação-problema. Nesse momento, a estratégia é refazer questões de provas do Enem anteriores, para acostumar com o estilo de prova e o tipo de cobrança”, orienta.

Em Biologia, Denise diz que os assuntos mais recorrentes são ecologia, genética, evolução, fisiologia, botânica e zoologia. “É importante lembrar que o Enem tem um padrão de recorrência de tópicos que são frequentemente abordados na prova de Ciências da Natureza. Portanto, concentrar-se nesses temas pode ser a chave para um desempenho eficaz”, orienta.

Em Química, Denise também pontua temas possíveis, como estequiometria, tabela periódica, ligações químicas, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico e química orgânica.

Veja a seguir a lista de assuntos que devem ser abordados na prova de Ciências da Natureza:

Química

Estequiometria: cálculos envolvendo reações químicas, balanceamento de equações.
Tabela Periódica: propriedades periódicas, tendências e classificação de elementos.
Ligações Químicas: iônicas, covalentes e metálicas.
Termoquímica: calor de reações, entalpia, lei de Hess.
Cinética Química: velocidade de reações, fatores que a afetam.
Equilíbrio Químico: princípio de Le Chatelier, constante de equilíbrio.
Química Orgânica: funções orgânicas, isomeria, reações e nomenclatura.

Física

Mecânica: leis de Newton, movimento uniforme e uniformemente acelerado, energia cinética e potencial, trabalho e energia.
Termodinâmica: leis da termodinâmica, calor, temperatura, processos termodinâmicos.
Óptica: reflexão, refração, lentes, espelhos, difração.
Eletromagnetismo: lei de Faraday, lei de Ampère, circuitos elétricos, eletricidade e magnetismo.
Ondas: propagação de ondas, interferência, ressonância, frequência e amplitude.
Moderna: física nuclear, radioatividade, modelo atômico de Bohr, mecânica quântica.

Biologia

Ecologia: ciclos biogeoquímicos, cadeias alimentares, biomas, impacto humano no ambiente.
Genética: herança genética, DNA, RNA, mutações, biotecnologia.
Evolução: teoria da evolução, seleção natural, especiação.
Fisiologia: sistemas do corpo humano, homeostase, transporte de substâncias.
Botânica: estrutura das plantas, fotossíntese, reprodução vegetal.
Zoologia: classificação dos animais, características dos principais grupos.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.