Professor da UFMG desenvolve projeto de criação de órgãos com impressora 3D que pode substituir a doação para transplante

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trabalha para encontrar formas de automatizar a criação em laboratório de pequenos órgãos capazes de ‘imitar’ partes do corpo humano. Eles são chamados de organóides.

Dawidson Gomes é professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e comanda o laboratório Biolink. O espaço atua na área de engenharia de tecidos para a criação de peles artificiais, usadas no tratamento de queimaduras e de feridas causadas por diabetes. 

A bioimpressão é uma das apostas mais promissoras do laboratório e permitirá a reprodução das estruturas de forma mais efetiva e em três dimensões. Com estes novos processos e tecnologias será possível a redução do uso de animais em pesquisas e até substituir órgãos em transplantes.

“Já se pode fazer, hoje, pequenos corações e fígados de animais, com alguns milímetros ou até centímetros. Aqui no laboratório, esperamos fazer isso já nos próximos oito meses. Estamos adquirindo os reagentes necessários”, afirma o professor.

Impressão 3D

Antes da aquisição da impressora pela equipe, os tecidos eram produzidos manualmente pelos pesquisadores, o que sujeita o processo a problemas de reprodutibilidade. O equipamento garante a padronização e confere maior precisão aos resultados. 

“O que esperamos resolver e desenvolver nos próximos anos é a reprodução do modelo manual e observação de como ele se comportará sendo impresso em uma impressora 3D”, explica Gomes.

O uso da impressora 3D também poderá permitir o desenvolvimento dos chamados organ-chip ou human-chip, técnica em que é possível simular a comunicação entre os órgãos produzidos em laboratório.

A iniciativa é desenvolvida por meio da Rede Mineira de Engenharia de Tecidos e Terapia Celular (Remettec), criada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem