fbpx
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Contato

Professores da UFMG aderem à greve a partir da próxima segunda-feira (15)

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aprovaram, nesta quarta-feira (11 de abril), a realização de uma greve. O movimento, que terá início na segunda-feira (15 de abril), teve 228 votos favoráveis e 140 contra. A greve será optativa e, desta forma, cada professor definirá se vai ou não participar.

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), informou que a categoria não vem avançando nas negociações com o governo. Em 2024, até o momento, não há previsão de reajuste. No ano passado, o governo concedeu reposição de 9% aos servidores.

“A proposta de reajuste zero sob a justificativa de falta de recurso é inaceitável e nos indigna, considerando os recentes acordos de reajuste e reestruturação de carreiras firmados com outras categorias do serviço público federal e o superávit orçamentário do Estado. Bem como é inaceitável o desrespeito e a falta de consideração com a nossa categoria que, não obstante, contribua fortemente para o desenvolvimento da ciência em nosso País, continua sendo desvalorizada”, afirmou a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do Apubh.

Antes da votação sobre a greve, a diretoria do Sindicato apresentou um informe sobre o andamento da campanha salarial 2024, o cenário da greve em nível nacional e o resultado das assembleias docentes do setor federal das universidades em relação à greve.

A assembleia aprovou ainda a constituição do comando de greve formado por professores e professoras de várias unidades acadêmicas e membros da diretoria do sindicato. O comando de greve, que planeja as atividades de greve, visando uma ampla adesão e participação dos docentes da UFMG no movimento grevista, deve se reunir em breve para apontar os encaminhamentos das ações que deverão ser realizadas nos próximos dias.

Com Apubh

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.